segunda-feira, 23 de maio de 2016

Cará-moela.

Seguindo a serie de post sobre as hortaliças não convencionais hoje iremos falar um pouco sobre o cará-moela essa planta de sabor forte e saboroso vai bem em vários pratos com carne, ou em purê e caldos,  ela e uma planta trepadeira e segundo algumas fontes é originaria da África e tem este nome por causa do seu  formato que lembra muito a moela de um  frango, também é conhecida por outros nomes como cará-borboleta, cará-do-ar e cará-de-corda.


O cará-moela é uma PANC (planta alimentícia não convencional) pouco conhecida no país e eu particularmente não tenho conhecimento de plantios comercias, os plantios que conheço são plantios pequenos mais para o consumo próprio, apesar de que aqui em Apiacás estou fomentando sua produção para ser colocada na merenda escolar através dos programas do governo como PNAE e PAA.

Posição correta do cará-moela
no berço de plantio.
O cará-moela é uma planta rica em vitaminas do complexo B, sais minerais e carboidratos com baixíssimo teor de gordura, é também rustico e pouco exigente quanto ao solo apesar de gostar mais do clima quente consegue suportar temperaturas mais amenas, seu plantio e feito em berços com a terra bem fofa e com matéria orgânica bem curtida, onde se coloca o cará-moela bem na flor da terra. Para se ter uma produção do cará-moela o ano inteiro faz se necessário uma irrigação  

Outro trato cultural bastante recomendado é o tutoramento da planta para que ela não produza em contato com o solo e não apodreça para isso pode se utilizar cercas, pomares e árvores que existem na propriedade rural vai muito bem em sistemas de agroflorestas pois ele cresce bem mesmo na sombra sendo ideal como especie secundaria ou se preferir o plantio solteiro pode se fazer uma espaldadeira rustica ou usar o modelo da espaldadeira do maracujá ou do chuchu, por exemplo, a colheita e feita quando o cara-moela cair no chão o qual deve ser coletado o mais rápido possível para que o tubérculo não apodreça.
Arvores podem ser usadas para
o cará-moela se desenvolver.



Uma espaldadeira simples
pode ser usada.
O cará-moela é uma excelente fonte de nutrientes e pode substituir a batata, além de ser mais firme que a batata, mantendo sua forma mesmo depois de cozido, sem contar que sua composição nutricional chega a ter ate 7% de proteína e 75% de amido, sendo rico em carboidratos e vitamina B como a B1 (Tiamina) e a B5 (Niacina), também é uma ótima fonte de fosforo, a ainda referencia do seu uso como alimento fitoterápico que atua equilibrando órgãos como o baço, os rins e glândulas como a tireoide, medula e glândulas adrenais, o que torna ainda mais interessante seu consumo.

Então o que estamos esperando? Vamos a receita de hoje que será bem leve vamos fazer uma salada grelhada de vegetais, anotem os ingrediente e bom apetite.

Cará-moela apimentado com vegetais grelhados.
Ingredientes.
200 gr de cará-moela.
01 abobrinha.
01 berinjela.
01 tomate.
Azeite.
Pimenta de cheiro.
Pimenta calabresa.
Açafrão a gosto.
Cheiro verde a gosto.

Molho.
01 limão.
Mostarda Dijon.
Manjericão.

Modo de preparo.

Coloque o cará-moela para cozinhar por 30 minutos com um pouco de sal, corte os vegetais e coloque para grelhar em uma frigideira antiaderente e reserve.
Descasque o cara-moela corte e reserve.
Em uma frigideira esquente o azeite e coloque o açafrão e as pimentas deixe fritar um pouco e acrescente o cará-moela e misture tudo e junte o cheiro verde.
Para o molho esprema o limão e junte a mostarda e o manjericão ate a consistência desejada.
Monte o prato colocando os vegetais grelhados alternados e no meio coloque o cará-moela e sirva com o molho e bom apetite.



6 comentários:

  1. excelente matéria,as PANC's deveria voltar para a mesa dos brasileiros.

    ResponderExcluir
  2. Comia quando era criança e agora tenho essa planta em casa.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho na chácara e faço bolos e muito bom

    ResponderExcluir
  4. Criei até uma receita sou KATHEE rostirolla

    ResponderExcluir
  5. Hummmm..gosto muito, passei no mandolim
    E fritei. Ficou Divino tipo Chips.
    Uma delícia com guaca mole, patês em geral, super crocante 😍😍😋😋

    ResponderExcluir