terça-feira, 26 de abril de 2016

Desafios da gestão em pequenas propriedades rurais.

A administração eficiente da propriedade rural familiar é fundamental para que qualquer projeto tenha um bom desenvolvimento. Os pequenos produtores rurais enfrentam várias dificuldades diante do desafio de gerir o empreendimento. A primeira coisa a ser feita é um planejamento do negócio, e fazer um levantamento dos pontos considerados com maior desafio ou que criem maiores problemas para a gestão.

A gestão eficiente das propriedades permiti que o negócio prospere mesmo em tempos de crise, desde
Curso do SEBRAE Gerenciar no Campo.
que seja criada inicialmente uma estrutura por meio do planejamento para as possíveis dificuldades que venha aparecer no decorrer do processo da cadeia produtiva que o produtor venha se inserir.

Pensando nesses pontos através da Secretaria de Agricultura estou desenvolvendo a capacidade de gestão dos produtores com os quais eu trabalho mostrando pra eles a necessidade de transforma-los em empresários rurais, tendo no planejamento da propriedade, na organização das comunidades e cadeias produtivas mantendo um controle contábil mínimo, como uma base forte para a boa administração da sua propriedade, para assim, ter a capacidade de tomar as melhores decisões e aumentar os resultados da produção.

Curso de Administração de pequenas
propriedades rurais na URT
em Apiacás MT.
Outra ferramenta que auxilia na gestão da propriedade é a capacitação para aprimoramento dos sistemas produtivos, facilitando assim a gestão da propriedade na propriedade rural, pois além de capacitar os produtores participantes dos programas da Secretaria de agricultura faz parte o programa de assistência técnica participativa onde podemos passar conhecimento e novas técnicas para um maior grupo de produtores com interesses em comum.      


 Com os cursos orientação e acompanhamento técnico, o produtor
Curso sobre mercado institucional.
passa a planejar as atividades da sua propriedade como as receitas e despesas onde a partir do planejamento das atividades e com uma boa administração diminui drasticamente a possibilidade de erro e leva o produtor a ter um profissionalismo e a encarar a propriedade como uma empresa.    

Mais cada vez se torna mais evidente os desafios que temos para manter um negocio rural, as principais a meu ver é a variabilidade do mercado consumidor ao qual estamos atrelados pela necessidade de comercialização do produto, e também pela falta ou insuficiência de políticas públicas que sejam adequadas a esse modelo de gestão da propriedade familiar rural.


2 comentários:

  1. Planejamento é muito importante mesmo, tanto para o pequeno, quanto para o grande produtor. Em nossa região é comum ver propriedades se definhando em razão de um não planejamento. Muitas das vezes os prejuízos acontecem lentamente, comendo pelas beiradas, e quando o produtor percebe fica difícil de reverter. Podendo ser essa uma das grandes causas de evasão do meio rural. Auxiliar o produtor a ver a propriedade como um empresa, com entrada e saída de mercadorias e geração de renda e sustento, é o primeiro passo a ter um propriedade próspera e produtiva. Parabéns, Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Eriberto, isso é bem verdade a falta de planejamento e de gestão da propriedade é sim um fator da evasão rural.

      Excluir