segunda-feira, 25 de maio de 2015

A importância da organização dos produtores nas cadeias produtivas.

A organização dos setores produtivos dentro das cadeias produtivas ligadas a agricultura familiar é de extrema importância, e as associações rurais e cooperativas de produtores rurais é o melhor exemplo que podemos ter.

Reunião realizada com os produtores.
Nessa ultima sexta feira dia 22/05, os produtores rurais de Apiacás – MT, ligados a cadeia produtiva do leite deram mais um importante passo para o seu constante crescimento e desenvolvimento se reunindo nas dependências da Escola Municipal Centro de Promoção para criarem uma agenda de metas a serem cumpridas no decorrer deste ano.


Para a cadeia produtiva do leite em Apiacás uma das principais metas elencadas na reunião foi a de se criar uma associação de produtores de leite do município, sendo que essa associação ira dar suporte e representar as necessidades e interesses dos seus associados, pois a associação é uma alternativa de viabilização da atividade leiteira porque ira possibilitar que os produtores possam participar efetivamente do mercado em melhores condições de concorrência.


O cadastro e coleta de dados é uma
 importante ferramenta para a organização
dos setores produtivos
Os produtores de Apiacás que estão ligados a cadeia produtiva do leite, apresentam em sua maioria os mesmos problemas e dificuldades para se obter um bom desenvolvimento econômico, sendo que a meta de criação da associação é construir uma estrutura de  cooperação coletiva onde todos serão beneficiados.


Eu sempre tive a preocupação de transformar o trabalho individual em uma participação em grupo e transformar isso em uma alavanca para se criar mecanismos que aumente a capacidade de se produzir e comercializar viabilizando suas atividades, e também onde os produtores possam trocar suas experiências e utilização e criar possibilidades de cada um poder explorar esses conhecimentos e se apoderarem deles para que juntos eles consigam um maior retorno financeiro.


Todas as propostas foram colocadas
em votação e aceitas por unanimidade.
Levando isso em conta a Secretaria de Agricultura de Apiacás ira sempre apoiar ideias de aporte econômico e organizacional que trará beneficio aos produtores ligados as cadeias produtivas trabalhadas pela secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário