segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Plantio Direto.




Diante da crescente demanda para o plantio de melancia e outras culturas olericolas no município de Apiacás – MT nos da Secretaria Municipal de Agricultura , estamos  fazendo um trabalho na área da agricultura familiar trazendo novas técnicas de cultivo e manejo na área de olericultura como também nas ares de fruticultura, bovinocultura de leite e avicultura de postura e de corte.

Na área de olericultura esta sendo implementado em algumas propriedades o sistema de plantio direto ou também chamado de cultivo mínimo , esse tipo de cultivo e muito usado nas culturas de grande escala como o caso da soja e do milho agora quanto ao plantio direto de hortaliças ainda é pouco divulgado eu mesmo tive conhecimento desse sistema na Embrapa Hortaliças em Brasília e resolvi implementa – lo em alguns municípios que eu já trabalhei e também aqui em Apiacás em resposta ao problema de algumas áreas com processos erosivos que esta sendo usado para plantio principalmente da cultura da melancia e tendo por base o conhecimento que adquiri, estou seguindo três princípios básicos do cultivo mínimo que é rotação de culturas, cobertura e revolvimento mínimo do solo.

Plantio direto de melancia. 
Esse sistema traz inúmeros benefícios como, minimização dos processos erosivos, a redução na mecanização e no uso de água e energia, a diminuição de infestação por plantas daninhas, diminuição da temperatura no solo, melhor qualidade das características físicas, químicas e biológicas do solo, entre outras, esse novo sistema além de ajudar na preservação do solo ainda diminui uns 30% no custo de produção e algumas propriedades com maior problema de erosão já aderirão a manejo aqui em Apiacás onde esses produtores recebem acompanhamento técnico para uma boa  adaptação dos produtores e que tenham sucesso na sua adoção.




2 comentários:

  1. Interessante isso!!Sabemos que hoje em dia não obtemos om mesmos nutrientes dos alimentos , pelo empobrecimento do solo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Cíntia, uma das causas do empobrecimento do solo e o uso errado de fertilizantes e mecanização, o trabalho que estou desenvolvendo trabalha exatamente aquilo que falta no solo através de analises periódicas de solo e foliar e estou agora trabalhando também com os chamados alimentos biofortificados, acho que são bem interessantes principalmente para combaterem a anemia e a hipovitaminose A.

      Excluir