quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Agricultura Familiar

Dizer que a agricultura familiar é responsável por garantir alimentos saudáveis e de qualidade na mesa de brasileiras e brasileiros, tanto que 70% da produção de alimentos consumidos provêm deste setor pode se dizer que é chover no molhado, mais mesmo assim é sempre bom salientar que a agricultura familiar gera postos de trabalho em número bem maior que a agricultura empresarial, e sempre teve uma preocupação maior com a sustentabilidade socioeconômica e ambiental e na preservação das tradições e os costumes locais.

Mas apesar disso a agricultura familiar tem grandes desafios a serem vencidos, não quero aqui nesse blog passar uma receita ou achar que esse modelo ou aquele é que esta certo, é necessário aprofundar e buscar conhecimentos sobre vários sistemas de produção que proporcionem melhoria contínua das condições de vida de agricultores familiares garantindo uma renda substancial que esse produtor possa não só subsistir mais sim existir, viver e da uma vida digna para sua família, assim  podemos inverter o êxodo rural, como já aconteceu em varias comunidades.

Muito se tem discutido qual o melhor sistema produtivo para a agricultura familiar, sera a agroecologia a salvadora da pátria? ou a agricultura orgânica em suas nuances como permacultura, agricultura biodinâmica e a agroecologia? ou sera a agricultura tradicional com seus métodos artesanais? ou sistemas de alta produção, mais que é considerada a vilã pelos mais afoitos? não seria o caso de se mesclar conhecimentos de todos esses sistemas e englobarem eles na produção? qual sera o melhor? acho que não tem um melhor ou pior, penso eu que podemos usa los tanto um como outro e adequar o sistema produtivo para o produtor e não querer adequar o produtor à aquilo que achamos que é certo.

Produção de tomates com uso minimo de defensivos
 e agricultura biológica em apiacás MT.

E uma coisa e certa, desde que o produtor tenha um ganho de aumento na sua renda familiar ele aceitara todas as ideias que serão passadas.

A importância de se manter uma produção com qualidade, continuidade e quantidade não deve ser encarada com um único meio produtivo e nem deve ser ações isoladas de produtores, cabe a nos que trabalhamos com assistência orientar os produtores a se organizarem em associações e cooperativas com finalidades em comum para trabalharem não só na produção como também na comercialização e na compra de insumos


Um comentário:

  1. Interessante essa forma de trabalhar e não ficar preso a nem um modelo de produção.

    ResponderExcluir